Criando seu Fanzine - 1



Iniciando nosso primeiro tutorial sobre produção aqui no blog, o "Criando seu Fanzine" é um projeto que vai tentar passar um pouquinho daquilo que aprendemos ao longo desses anos com quadrinhos e publicações. Muitas vezes me perguntaram como fazer para começar seu próprio fanzine, e eu espero que possa ajudar quem está começando. 



Antes de qualquer coisa, deixem me apresentar, meu nome é Nilton, sou desenhista de quadrinhos há 18 anos, e há quase tanto tempo estou me esforçando para publicar minhas histórias. Vou tentar passar aqui nesta série de artigos um pouco da minha experiência, tanto do ponto de vista da conceituação (planejamento) quanto da produção (diagramação, montagem, preparação para impressão). O meu enfoque será voltado à criação de uma revista em quadrinhos, que possui algumas peculiaridades, mas a base pode ser usada para criar qualquer tipo de fanzine, com algumas alterações, tanto impresso quanto online. Da mesma maneira, embora eu demonstre algumas características típicas do estilo mangá, qualquer estilo pode ser usado na criação do seu fanzine. E, já que falamos dele, já está na hora de darmos uma olhada na razão de ser deste artigo.


Está é Milena, ela vai ser minha
assistente e ajudar a ilustrar 
nosso artigo.


O meu Fanzine


Deve ter sido mais ou menos assim: independente da idade, um belo dia você foi a uma banca de jornal e conheceu sua primeira história em quadrinhos. E aquele formato de contar uma história fascinou você, o suficiente para despertar a vontade de criar sua própria história. Então você pegou papel e lápis, e começou a transformar aquele impulso em um resultado pratico, sua grande ideia.



Isso é normal, e essa empolgação inicial é importante, por que invariavelmente virão os problemas: dificuldade no desenho, sequencias que não casam, as páginas acabaram e a história ainda mal começou...A ideia inicial tão boa já não parece tão interessante. É aqui onde muitas pessoas acabam desistindo, quando percebem que criar sua própria revista dá trabalho. E ainda nem falamos nada de impressão ou publicação.

Sem pânico, vamos encarar este problema. A primeira coisa que o autor deve fazer é planejar os elementos que você vai apresentar na sua futura revista. Se seu objetivo é fazer uma história em quadrinhos, antes de tudo vamos definir detalhadamente o que você quer criar. Mesmo se você não souber ou não quiser desenhar, essa etapa é importante quando você tiver alguém que queira dividir a produção com você, como desenhista, pois é com esses dados que ela vai transformar a sua ideia em algo real.

Vamos supor que você deseja criar uma história de ação. Como exemplo, vamos imaginar uma história bem simples, onde teremos um personagem, lutador de rua, que está tentando descobrir o assassino de seu pai. Essa é uma sinopse bem curta, mas já dá algumas informações sobre o seu futuro trabalho. 


Agora, é hora de aprofundar essa descrição, pensando nos personagens envolvidos, seus nomes, históricos, objetivos. Quanto mais detalhes tiver, melhor eles vão ser representados na sua história, ganhando profundidade. Também temos que pensar na ambientação onde esta história vai se passar. O local, a época, tudo é importante para compor um cenário rico e interessante, que colabora para os personagens interagirem. Nos futuros artigos vou me aprofundar mais nesta parte do detalhamento, por hora, vamos completar a nossa história de ação. O resultado vai ser uma ficha, descrevendo cada detalhe que nós já determinamos:


------------+++++------------


História-

 Título: Streets of Iron Fist.
Tema: ação, luta.

Ambientação-
 Local: Cidade Southbay.
Cidade portuária costeira, ficcional, nos dias atuais. Apesar de ter o centro da cidade bem cuidado e moderno, a zona portuária onde a maior parte da história se passa tem o visual degradado, pela falta de cuidado dos governantes locais.as ruas estão infestadas de gangues, e a corrupta polícia local não faz nada para melhorar a situação.

Personagem principal-
 Nome: Mike.
Ocupação: estudante, lutador de rua.
Temperamento: dinâmico, brigão, nervoso.
Objetivo na história: descobrir o assassino do pai, famoso lutador do passado.
Histórico: expulso de vários colégios, Mike adora brigar, estuda artes marciais e se espelha no sucesso do pai, lutador profissional. Viu o pai ser morto, quando tinha 10 anos, por ele não querer se envolver com os mafiosos da cidade, que controlam o circuito de lutas ilegais. E desde então vem treinando para encarar os assassinos do pai e se vingar.

Personagens secundários-
 Nome: Gina
Ocupação: estudante.
Temperamento: Calma, divertida, estudiosa.
Objetivo na história: ajudar Mike a realizar seu sonho, sem deixa-lo se tornara um assassino.
Histórico: vizinha de Mike, Gina sempre teve uma queda pelo garoto, e desde o evento que resultou na morte do pai dele, se tornou sua confidente, a respeito do plano do amigo de se vingar. Ela teme que Mike se torne uma pessoa diferente, pelo ódio que o evento gerou em seu coração, e faz de tudo para ajudar o amigo a superar o que aconteceu sem que isso o destrua por dentro.
        

Nome: Jake
Ocupação: policial.
Temperamento: mulherengo, malandro, inteligente.
Objetivo na história: prender os mafiosos da cidade, mesmo com a policia contra ele.
Histórico: Jake é um jovem policial, ambicioso, e está louco para colocar as mãos nos mafiosos que dominam a cidade. Tanto que se aproveita do desejo de vingança de Mike para seu próprio proveito, usando o conhecimento que o jovem lutador tem dos circuitos ilegais em suas investigações. Não dá pra saber até que ponto ele é um aliado de Mike ou se está só usando-o em seus objetivos.


Nome: Tony
Ocupação: empresário.
Temperamento: irritado, competitivo, covarde.
Objetivo na história: lucrar com os circuitos de lutas ilegais da cidade.
Histórico: Tony é o responsável pela morte do pai de Mike, é o grande chefão do crime organizado da cidade, e explora as lutas ilegais, manipulando resultados, e se livrando de quem não concorda com suas ações escusas. Tem a polícia da cidade em seu bolso, e é cercado por um exército de seguranças.



------------+++++------------




Esse é um exemplo de descrição bem simples dos elementos de uma história. Obviamente, a sua história pode ter um número de detalhes bem maior, mais personagens, uma ambientação mais profunda e complexa. Neste caso, quanto maior o detalhamento, melhor vai ser na hora de se escrever o roteiro, envolvendo um bom tempo de pesquisa. Essa etapa, escrever o roteiro, em si merece uma matéria inteira própria, como estamos no começo eu não vou me alongar muito nesse ponto.

E, essa etapa do detalhamento vai ser importante para projetar como será sua futura publicação. Ela vai ajudar a responder questões como, por exemplo, quantos capítulos esta história vai ter, quantas páginas cada capítulo vai exigir, e até mesmo quanto tempo vai levar para o projeto ser concluído.

Se me permite uma sugestão, até para facilitar o aprendizado, procure começar seu primeiro projeto de história com uma publicação de capítulo único, o chamado one-shot. A principal vantagem do one-shot nesta etapa de aprendizado é que ele evita a sensação de desânimo que uma história de vários capítulos causaria, pelo tempo que leva para ver o resultado final. É natural que a primeira história que nós criamos seja algo enorme, cheia de capítulos e reviravoltas, e geralmente é uma mistura de gêneros (ação, comédia, aventura, terror) que muitas vezes não se encaixam. Eu também vou detalhar mais para frente esta questão, mas para simplificar, procure sempre pensar simples, menos é mais. Limitar fisicamente o espaço disponível a um único capítulo também ajuda a treinar outro aspecto importante, a questão do número de páginas, que eu citei lá atrás. 



Bem, vamos finalizar nosso primeiro artigo por aqui, já temos algo para começar. Independente do tema que você deseja abordar na sua futura história, é hora de começar a pesquisar e montar a descrição do seu futuro projeto

Obrigado pela atenção, e até a próxima! 

Comentários

  1. visitem esta pagina no facebook: mwb livro livro

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado!!!Gostei da matéria!!!!

    ResponderExcluir
  3. Super didático. Obrigada. Favor, um exemplo concreto, breve para poder fechar a intuição.
    Grata,
    Mónica

    ResponderExcluir
  4. Super didático. Obrigada. Favor, um exemplo concreto, breve para poder fechar a intuição.
    Grata,
    Mónica

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas