Lunchtime nº5 - A nova capa, passo-a-passo!



Pessoal, quem acompanhou o post anterior, já está sabendo que houve um atraso na criação do número 5 da revista Lunchtime. Todo o interior da revista já está finalizado e pronto para gráfica, então só falta finalizar a capa, e é exatamente sobre isso que se trata esse post. Eu raramente mostro essas etapas do trabalho, do desenho ao resultado final, principalmente por questão de falta de tempo para organizar o passo a passo, mas desta vez eu vou tentar. Esse primeiro desenho é o original, feito a lápis, e já dá pra ter uma ideia de como vai ficar quando finalizada. O destaque lá em cima é o novo personagem Miguel, e vocês podem notar pelo clima dos personagens que as coisas vão ficar um pouco mais sérias desta vez.



Bom, voltando ao passo a passo, o desenho foi escaneado e arte-finalizado  no SAI Painter Tool. Esse programa permite traçar com linhas vetoriais, que deixa o resultado muito limpo, e trabalha com camadas (layers) como o Photoshop, assim cada personagem que você vê nesse desenho acima está numa camada separada. Isso e o fato da linha está "solta", isto é, sem nenhum preenchimento branco, permite fazer alguns truques bem legais, como vocês vão ver mais tarde. Outro detalhe que vocês podem notar é que a capa estilizada da Asuka está por cima do rosto da Angela, à direita. Isso é consequência de cada desenho estar em camadas diferentes, no final do processo a Angela vai ficar "por cima" da capa.


Aqui eu já estou no Photoshop, sendo que o SAI não apenas lê o arquivo nativo do programa da Adobe (preservando camadas e efeitos!) como também exporta o seu conteúdo no formato PSD. Assim, nós temos um conjunto de linhas bem definidas e cada zona de cor eu coloco em uma camada separada. Isso facilita na organização e também permite acrescentar efeitos apenas no elemento (pele, cabelo, roupa)  que eu quero tratar. Nesse desenho acima tem uma camada para a cor escura do cabelo, uma para o brilho e também duas de tom e brilho para a pele da Asuka. Aquelas três marcas coloridas irregulares são a minha "paleta de cor", uma camada separada onde eu vou "pingando" as cores escolhidas para cada desenho, e depois posso usar a ferramenta de conta-gotas para recuperar a cor escolhida anteriormente. Aqui é tudo aplicação de luz e sombra, o único segredo é manter a noção da posição da luz que se deseja e seguir o modelo para cada elemento pintado. 



Não sei se vai dar para notar no detalhe acima, mas eu usei um dos recursos que a linha separada do SAI me permite, que é o de pintar a própria linha do desenho. A maioria dos casos ela fica preta mesmo, mas para detalhes de pele e rosto, eu gosto de pintar e suavizar as linhas. A expressões do rosto e linhas do nariz foram coloridas para se fundirem com o tom de pele, mas ainda assim elas ficam visíveis. É um recurso interessante para criar efeitos, só precisa ser feito com cuidado para não descaracterizar demais o estilo de pintura.


Bem, eu estou parando por aqui, talvez ainda hoje eu poste mais coisas sobre o andamento da capa, assim que tiver mais coisa pronta, aguardem que tenho muita coisa para mostra sobre essa edição! 




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas