Anime Family 2011 – Aniversário de 2 anos do Zine Expo!


Realizado no dia 07/12/2011, o Anime Family 2011 desta vez marcou o aniversário de 2 anos do projeto Zine Expo, que está dando uma nova cara para os quadrinhos independentes nos eventos de anime no Rio de Janeiro. E foi uma bela festa!

O público compareceu em peso no colégio Nossa Senhora de Piedade, no bairro de mesmo nome, Rio de janeiro. Entre as atrações, a principal foi o show de Takayuki Miyauchi. Dono de uma voz inconfundível, Takayuki canta de musicas de Tokusatsus e Animes, e se destacou cantando temas de Kamen Rider, Winspector, Bioman, Exceedraft, e muitos outros. E, desta vez, ele fez uma grande surpresa para o público carioca, cantando dois temas de séries que marcaram a infância de muita gente aqui no Brasil, Jaspion e Changeman. Foi também uma grande homenagem a Ai Takano, o cantor oficial da abertura de Jaspion, morto em 2006. Takayuki era amigo pessoal de Takano, e recebeu do amigo antes de partir o legado como cantor oficial da abertura do seriado.


Na sala do Zine Expo, que foi especialmente decorada para comemorar o aniversário do projeto, tivemos atrações fantásticas nos dois dias. Além da tradicional venda de zines, o concurso de fanarts literalmente bombou nos dois dias, tivemos até falta de mesas para tantos interessados! 
No sábado, tivemos a palestra com os criadores da webcomic “Em Busca do Poder". Trata-se de site de histórias em quadrinhos baseado em um sistema de RPG  medieval fantástico de mesmo nome criado por um grupo de amigos em 1995. Este portal nasceu da necessidade de registrar 15 anos de inúmeras aventuras e desafios que se desenrolaram ao longo de todo esse tempo de narrativa. A história pode ser lida integralmente no site,  http://www.embuscadopoder.com. Os organizadores apresentaram as suas experiências ao longo de tantos anos, envolvendo uma equipe que chegou a ter mais de 30 pessoas, o que resultou em mais de 50 capítulos de quadrinhos, um exemplo de organização e perseverança, para quem está fazendo seus próprios projetos.
No Domingo, tivemos um workshop de criação de personagens, com nossos parceiros da Quadrinize (www.quadrinize.com). Mas, não foi uma simples oficina de criação, mas também um concurso! Fazendo uma surpresa para os participantes, além de passar dicas fantásticas para criação de personagens, mostrar o aspecto da psicologia destes e de sua trajetória dentro da história, no final os três participantes da oficina que criaram os personagens mais interessantes e criativos ganharam brindes!  Foi tanta gente querendo participar que a sala acabou sendo pequena para o workshop, já que no domingo o publico realmente lotou o colégio!

Além das atrações, tivemos duas estréias de revistas independentes no evento. A revista Elementais, uma parceria da Quadrinize como o autor Rafael Pombo. Trata se de um projeto bem diferente e interessante, que combina na mesma revista contos estilo light novel mesclados com páginas de mangá, uma história-jogo interativa (você pode definir o resultado com suas escolhas), e um conto de investigação sobrenatural. A revista literalmente esgotou, na metade de domingo, mostrando que foi uma aposta acertada. Outra estreante foi a one-shot Brinquedo Favorito, da autora Vanessa Marques, uma história shoujo muito divertida e romântica, que também teve uma ótima aceitação por parte do público. Outro lançamento é o já conhecido Digude (http://zinedigude.blogspot.com/), do autor e nosso parceiro Vinícius, que estreou e tão esperada Digude nº4, que por pouco também não esgotou! 
Foi uma grande festa, e esperamos que os participantes da nossa sala tenham gostado bastante! E que possamos comemorar muitos aniversários juntos!








 





















































Comentários

Postagens mais visitadas